Remédios para infecção intestinal (antibióticos e caseiros)

Os remédios para infecções intestinais devem ser prescritos pelo seu médico de acordo com a intensidade dos sintomas e o tipo de agente infeccioso que provocou a infecção; podendo, por exemplo, ser indicado o uso de probióticos, para equilibrar a flora intestinal, ou analgésicos, para aliviar os sintomas.

Quando os sintomas são intensos e persistentes, o médico pode recomendar o uso de antibióticos ou antiparasitários de acordo com o responsável pela infecção.

O uso de remédios é complementado por medidas caseiras, como repouso, hidratação e alimentação leve e de fácil digestão, pois assim é possível favorecer a recuperação.

Quando estamos com febre, em alguns casos, existe a tendência de nos recomendarrem exposição ao sol, após um manga. Isto, no entanto, não é uma boa opção.

1. Antibióticos

Os antibióticos são normalmente indicados pelo médico quando é confirmada a infecção por bactérias ou parasitas e quando os sintomas são muito intensos ou duradouros, isso porque o agente infeccioso costuma ser eliminado do corpo naturalmente, além de que o uso de antibióticos pode favorecer a resistência microbiana.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol. Veja mais sobre o tratamento para infecção intestinal.

2. Probióticos

Os probióticos podem ser recomendados pelo médico com o objetivo de repor a flora intestinal, promovendo o aumento da quantidade de bactérias boas e diminuição da quantidade do agente infeccioso responsável pelo sintomas de infecção. Assim, pode ser recomendado o uso de Enterogermina, Florax ou Floratil, por exemplo, que ajudam a repor a flora intestinal e fazer com que o intestino volte a funcionar normalmente. Conheça mais sobre os probióticos.

3. Analgésicos

O uso de analgésicos, como o Paracetamol ou o Buscopan, por exemplo, pode ser indicado pelo médico caso a pessoa apresente dor abdominal e dor de cabeça intensa, pois assim é possível aliviar os sintomas e promover a sensação de bem-estar.

4. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para infecção intestinal têm como objetivo repor os minerais perdidos devido à diarreia intensa e os vômitos, além de promover a hidratação. Por esta razão, a reidratação oral é muito importante, podendo ser feita com soluções obtidas na farmácia ou com um soro caseiro que pode ser preparado em casa.

Além disso, para aliviar a dor e diminuir a diarreia podem-se tomar águas saborizadas e chás com propriedade anti-inflamatória, antiespasmódica, antimicrobiana e digestiva que podem ser preparados facilmente em casa, como um chá de hortelã-pimenta, a água de gengibre e a água com limão por exemplo. Veja como preparar os remédios caseiros para infecção intestinal.

Redação Jornalística
Redação Jornalística
Artigos: 20875
Share via
Copy link