Passo a passo: Aprenda a fazer a lavagem nasal para desobstruir o nariz

Uma excelente maneira natural de desobstruir o nariz é fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se usar um dispositivo específico, disponível para compra em farmácias, ou uma seringa sem agulha.

Essa técnica envolve a injeção de soro no interior de uma narina e, em seguida, permitir que o soro saia pela outra narina, utilizando a força da gravidade para promover a limpeza do muco e aliviar a dor e o desconforto.

A lavagem nasal é uma técnica eficaz para remover as secreções das vias aéreas superiores durante um resfriado, além de ser útil para manter o nariz limpo em casos de alergias respiratórias, rinite ou sinusite.

Passo a passo da lavagem nasal com soro

Para lavar o nariz com soro deve-se seguir o passo a passo:

  1. Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico ou com uma solução salina caseira de bicarbonato de sódio;
  2. Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca;
  3. Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado;
  4. Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. Se for preciso deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.

É recomendado fazer essa limpeza de 3 a 4 vezes em cada narina, dependendo da necessidade. Além disso, pode-se encher a seringa com mais quantidade de soro, já que será eliminado pela outra narina.

Para finalizar a lavagem nasal, deve-se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível. Se a pessoa encontrar alguma dificuldade em realizar esse procedimento de pé, pode tentar fazê-lo deitado.

Em alternativa ao uso da seringa e do soro fisiológico, a lavagem nasal pode ser realizada com um pequeno dispositivo desenvolvido apenas para essa finalidade, chamado “irrigador nasal”, que pode ser comprado em farmácias ou pela internet.

Veja, neste vídeo, o passo a passo para fazer a lavagem:

Como fazer a lavagem nasal no bebê

Para fazer a técnica corretamente, deve-se colocar o bebê no colo, de frente para o espelho e segurar sua cabeça para que ele não vire e se machuque. Para iniciar a limpeza, deve-se colocar a seringa com cerca de 3 mL de soro fisiológico na narina do bebê e pressionar a seringa de forma rápida, para que o jato de soro entre numa narina e saia naturalmente pelo outra.

Quando a criança já está acostumada com a lavagem nasal não há necessidade de segurá-la, colocando apenas a seringa em sua narina e pressionado a seguir.

Veja mais .

Outras dicas para desentupir o nariz

Outras dicas para desentupir o nariz incluem:

  • Usar um umidificador ou vaporizador em cada cômodo da casa;
  • Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, pois a água ajuda a diluir o muco;
  • Colocar um travesseiro debaixo do colchão para manter a cabeça elevada e facilitar a respiração;
  • Usar compressas quentes no rosto para aliviar o desconforto e abrir os seios nasais.

Além disso, pode-se também tomar chás mornos com propriedades descongestionantes, como o chá de gengibre e alho ou o chá de hortelã-pimenta, para ajudar a desentupir o nariz de forma natural. Confira as .

Os remédios para desentupir o nariz só devem ser utilizados com orientação e prescrição médica. Veja .

Redação Jornalística
Redação Jornalística
Artigos: 20881
Share via
Copy link