Tieta: Corte na abertura da novela decepciona Hans Donner

futebol

A abertura original de "Tieta", que foi ao ar pela primeira vez em 1989, virou razão de debate nos últimos tempos. Na reprise atual, no "Vale a Pena Ver de Novo", a vinheta foi drasticamente reduzida de 1 minuto e 20 segundos para apenas 15 segundos.

A edição teve como intuito ocultar a nudez da atriz Isadora Ribeiro, que se destaca na abertura do folhetim. A medida, entretanto, resultou em frustração entre os telespectadores e Hans Donner, ex-diretor de arte da TV Globo, responsável pela abertura.

Corte

Em entrevista à jornalista Heloisa Tolipan, ele expressou sua desilusão com o tratamento dado à sua criação. Hans observa que a redução da vinheta reflete uma transformação nos valores culturais contemporâneos.

"Acredito que o mundo ficou cada vez mais careta. Inclusive, creio que hoje as mulheres não iriam aceitar ser mostradas assim. Todavia, quando vi a abertura [durante a reprise do Vale a Pena Ver de Novo] desta forma castrada, me decepcionei. Só apareceu um pouquinho da árvore retorcida e, quando todo mundo esperava que fosse surgir um corpo escultural, ele não apareceu", lamentou ele.

Donner também refletiu sobre outras aberturas nas quais foi possível destacar o corpo da mulher.

"Antigamente, era um tempo em que podíamos fazer 'Globeleza', 'Pedra Sobre Pedra' e tantas outras aberturas, e sempre era possível valorizar a beleza das mulheres brasileiras, que são esculturas feitas por Deus. Outro dia, eu estava justamente fazendo uma lista de todas estas aberturas nas quais tinha a mulher como protagonista. Agora, se isso não é mais permitido, eu também não estou mais desse lado da tela. Então, cabe a mim me sentir feliz por ter vivido uma década em que inúmeros trabalhos nessa linha não incomodavam as pessoas", enfatizou.