Capacete militar de 400 anos é descoberto na Hungria

futebol

Durante escavações recentes no histórico vilarejo de Visegrád, na Hungria, arqueólogos descobriram um impressionante esconderijo de artefatos que revelam mais sobre os intensos cercos e a história militar da região durante os séculos 16 e 17.

Localizada no topo de uma colina com vista para o Rio Danúbio, no Condado de Pest, a fortaleza em que a descoberta ocorreu data do século 13, e serviu no passado como uma residência real. Hoje, porém, ela passa por um projeto de restauração em larga escala, a fim de preservar a herança cultural da região.

As descobertas recentes ocorreram enquanto arqueólogos escavavam um fosso preenchido do período angevino. Segundo informado em comunicado no Facebook pelo Instituto Arqueológico Nacional da Hungria, estas descobertas englobam uma grande variedade de armamentos, incluindo armas pequenas, balas de canhão, pontas de flechas e armas brancas.

Graças aos danos identificados em vários dos materiais escavados, os pesquisadores concluem que os achados servem como evidências de batalhas ferozes que ocorreram na região.

Capacete

Conforme repercute o Archaeology News, uma das descobertas que mais chamou atenção dos arqueólogos foi um capacete de cabasset fragmentado, um tipo de elmo cônico muito utilizado por membros de infantaria em toda a Europa entre 1.550 e 1.700.

O objeto é descrito como decorado com rosetas de cobre, com um giro de pena de cobre ornamentado na parte de trás. Possivelmente, explicam os pesquisadores em comunicado, o capacete pertenceu a um mercenário de Habsburgo que batalhou na brutal Guerra dos Quinze Anos, que ocorreu entre 1.591 e 1.606 e consistiu no embate entre o Império Habsburgo e o Império Otomano, que levou à devastação da Hungria moderna.

Restos de antigo capacete encontrado na Hungria / Crédito: Divulgação/Instituto Arqueológico Nacional da Hungria

A escavação em que ocorreu a descoberta é parte do Programa de Desenvolvimento Renascentista de Visegrád, que pretende promover a rica herança cultura e arquitetônica da área. Além do capacete, também foram apontados pelos pesquisadores uma riqueza de artefatos militares e inovações arquitetônicas medievais em Visegrád.